A seleção brasileira conseguiu a oitava vitória consecutiva, mantendo os 100% de aproveitamento com Tite como treinador ao derrotar o Paraguai por 3×0, na Arena Corinthians, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo.
A vitória não só foi importante pela marcar e pelo bom futebol apresentando pela equipe, como também fez com que a Seleção colocasse um pé na Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia. Líder isolado das Eliminatórias, com 33 pontos, o Brasil já está praticamente garantido no Mundial.
Mantendo o padrão dos demais jogos sob o comando de Tite, o Brasil iniciou o jogo pressionando a saída de bola do adversário e com passes rápidos e objetivos. A defesa paraguaia tinha dificuldades de acompanhar as tabelas dos brasileiros e acabava apelando para as faltas com frequência. As primeiras oportunidades do Brasil vieram exatamente nessas bolas paradas, sempre com Neymar. Primeiro, o camisa 10 cruzou da esquerda para a área, e Paulinho cabeceou para fora. Depois, ele arriscou cobrança direta e viu o goleiro Anthony Silva fazer boa defesa. Na sobra, Paulinho pegou a bola na ponta direita e cruzou para Roberto Firmino, que cabeceou para mais uma bela intervenção do arqueiro paraguaio.
Passada a metade do primeiro tempo, o Brasil controlava o jogo completamente, com mais de 70% de posse de bola e chegadas contundentes. O Paraguai apostava apenas em chutões para frente. Neymar, pela ponta esquerda e Fagner e Paulinho, com boas tabelas pelo lado direito, eram os destaques da Seleção. O domínio se transformou em gol aos 33 minutos da primeira etapa: Philippe Coutinho recebeu pela direita e tocou para o meio para Paulinho. O volante devolveu de primeira, de calcanhar e o meio campista do Liverpool bateu forte, rasteiro, de perna esquerda para vencer Silva e abrir o placar. O gol fez com que o Brasil diminuísse o ritmo no restante da primeira etapa, mas sem perder a posse da bola e o controle jogo.
Na volta do intervalo, o Brasil voltou a acelarar o ritmo do jogo e logo teve boa chance com Paulinho, em chute forte de fora da área, que passou perto do gol. Aos 5 minutos do segundo tempo, Neymar arrancou pela esquerda, invadiu a área e caiu após se chocar com o zagueiro Rojas. O juiz Victor Carrillo assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio Neymar foi para a bola e bateu no canto direito, sem muita força e o goleiro Silva conseguiu defender. Apesar da oportunidade perdida, o Brasil seguia jogando bem e o Paraguai continuava a fazer muitas faltas. Toda vez que conseguia tomar a bola, o time comandado por Francisco Arce demonstrava muito dificuldade para sair jogando.
Não demorou muito para Neymar compensar pelo pênalti perdido. Aos 18 minutos, ele escapou pela esquerda em velocidade, invadiu a área, fez finta de corpo incrível em dois zagueiros e bateu com classe. A bola ainda desviou na defesa para enganar Silva e balançar as redes. Na comemoração, o craque, que voltou a ser capitão da Seleção após sete meses sem a faixa, chegou a se emocionar. Pouco depois, em bela finalização, Neymar chegou a fazer mais um gol, mas o lance foi anulado após confusão entre o juiz e o assistente.
A vantagem de 2×0 deixou fez o time brasileiro diminuir o ritmo novamente e deixou os paraguaios ainda mais nervosos. Aos 30 minutos da segundo etapa, os gritos de “olé” já eram ouvidos nas arquibancadas da Arena Corinthians.
Com a vitória praticamente assegurada, o Brasil gastava o relógio, pilhava os adversários e ainda criava chances. O corintiano Fagner, recordista de jogos na Arena do Timão com 78 partidas disputadas, pegou sobra dentro da grande área e bateu firme para mais uma boa defesa de Silva. Cinco minutos depois, no entanto, o goleiro paraguaio nada pode fazer. Marcelo tabelou com Neymar pela esquerda e jogou no meio para Paulinho que novamente de calcanhar fez o pivô, colocando o lateral do Real Madrid na cara do gol. Com um toque de classe por cima do goleiro, o camisa 6 fez o terceiro do Brasil e fechou o placar.
Com oito vitórias consecutivas pela Seleção, futebol eficiente e bem jogado e com o time praticamente assegurado na Copa do Mundo, Tite foi ovacionado pela torcida nos minutos finais.
O próximo compromisso da seleção brasileira pelas Eliminatórias será diante do Equador, no dia 31 de agosto. Depois, no dia 5 de setembro, o Brasil encara a Colômbia. (IG)