Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> ECONOMIA >> Pernambucanos pagarão IPVA mais barato em 2019

Pernambucanos pagarão IPVA mais barato em 2019

O ano começará com uma boa notícia para o bolso dos pernambucanos. É que o Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (20) que o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá uma redução média de 3,18% em 2019, em relação a 2018. E vem mais desconto para quem optar pelo pagamento em cota única, em fevereiro: a modalidade terá o valor reduzido em mais 7%.

Já os proprietários que decidirem pelo parcelamento em até três vezes irão pagar a primeira prestação também em fevereiro e quitar o IPVA nos meses subsequentes, com a última parcela em abril. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa dos veículos. Os carnês de pagamento começam a chegar nas residências a partir de 20 de janeiro.

A queda nas quantias foi possível porque o percentual do imposto é calculado conforme a variação de preços de mercado estipulada pela Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (FIPE) e, no caso dos automóveis, houve um decréscimo de 3,11%,. Na categoria de caminhões houve depreciação de 4,57%.

De acordo com o secretário da Fazenda, Marcelo Barros, as reduções podem auxiliar a programação financeira da população e, ao mesmo tempo, o fluxo de caixa do Estado. “É importante frisar que metade do valor arrecadado com o tributo é destinada aos municípios”, disse o secretário.

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2019:

Carnês de pagamento do IPVA já podem ser acessados pelo site do Detran-PE. Foto: Divulgação

Carnês de pagamento do IPVA já podem ser acessados pelo site do Detran-PE. Foto: Divulgação

Compartilhar nas redes