Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> CULTURA >> Morre o ator Nelson Xavier em Minas Gerais

Morre o ator Nelson Xavier em Minas Gerais

Nascido em São Paulo em 1941, Nelson Agostini Xavier atuava há cerca de cinco décadas — fez inúmeros trabalhos na TV, no cinema e no teatro. O ator fez filmes como “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto; e “A Queda” (1978), também de Ruy Guerra, que lhe rendeu o prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim.

Em 1982, Nelson estava pronto para viver outro protagonista, desta vez, na primeira minissérie da Globo, Lampião e Maria Bonita. Dirigida por Paulo Afonso Grisolli, a minissérie se baseou nos últimos seis meses de vida de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro mais temido do sertão, nos idos dos anos 1930. Os heróis – vividos por Xavier e Tânia Alves – foram muito bem recebidos pelo público, assim como o novo formato de dramaturgia.

Em 2010 ganhou notoriedade ao protagonizar a cinebiografia sobre Chico Xavier em filme que leva o nome do médium.

Premiado como melhor ator no Festival do Rio em 2016, Nelson Xavier interpreta em “A Despedida”, filme que estreia no próximo dia 25, personagem que, enquanto planeja seu retorno ao crime, se vira tentando emplacar máquinas caça-níqueis em botecos suburbanos e se envolve em situações tragicômicas.

O corpo do ator será levado ao Rio de Janeiro, onde deve ser cremado nesta quinta-feira (11).

Compartilhar nas redes