A partir desta quarta-feira (13) até domingo (17), Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, sedia o 16º Encontro Nordestino de Xaxado, reunindo grupos de dança das regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil. Com programação totalmente gratuita, o evento celebra a cultura popular e a história do Xaxado, com mais de 20 atrações previstas para os cinco dias de festa.
Além das apresentações de Xaxado, o público poderá participar de oficinas, rodas de dança, visitar feiras de artesanato e explorar os atrativos turísticos locais relacionados ao Cangaço e à história de Lampião. Durante o dia, as atividades acontecerão na área de alimentação da Feira Livre, na Escola Neto Pereirinha, no Colégio Cônego Tôrres e no Museu do Cangaço. À noite, a partir das 19h, as apresentações de dança se concentram na Estação do Forró, onde todos os grupos trarão o ritmo vibrante do Xaxado.
Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião e produtora do evento, celebra a oportunidade de promover a cultura local. “É muito bom ver o Brasil dançando seus ritmos aqui conosco, na Capital do Xaxado, valorizando nossa história, valorizando nossas tradições”, afirmou.
Entre os grupos que se apresentarão estão o Cabras de Lampião, de Serra Talhada; Estrelas do Sertão, de José da Penha (RN); Txai, de Fortaleza (CE); Cia Raízes, de Campina Grande (PB); e Na Pisada de Lampião, de Poço Redondo (SE).