Hoje, dia 13 de setembro, é o Dia Nacional da Cachaça!

Hoje é o dia dela, Dia Nacional da Cachaça, bebida que conquistou o coração de todos, Brasil a fora!

Foi criada por acidente, na época da escravidão, quando no engenho eram feitas as rapaduras a partir do caldo da cana-de-açúcar. Por vezes, o caldo da cana perdia o ponto, fermentava e era descartado. Mas algumas pessoas, ao invés de jogar fora, começaram a tomar e gostar muito. E foi assim que surgiu essa bebida genuinamente brasileira, que não abaixa a cabeça para nenhuma outra que venha de fora, a marvada caninha!

Mas como surgiu a data? Bem, foi a data de um dos primeiros movimentos de resistência nacional, conhecida como “Revolta da Cachaça”:

Em 1661 o vinho do porto e a bagaceira, bebidas originalmente portuguesas, estavam perdendo venda para a cachaça. Foi aí que os portugueses resolveram proibir o comércio e fabricação da bebida em todo território brasileiro. Mas os donos de plantações de cana-se-açúcar e alambique não aceitaram a proibição. Já estavam indignados com tantos impostos que tinham que pagar e fartos por serem perseguidos por venderem a bebida. Sendo assim, se revoltaram em 13 de setembro de 1661, tomando o poder no Rio de Janeiro por cinco meses.

A data foi oficializada em 5 de junho de 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Agora todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.(AP)